Empadinha que derrete na boca








Sabe aquela empadinha do tempo da vovó? Aquela mesmo, que se desmancha toda, derrete na boca. Delícia que faz parte das festas,  sempre disputada quando o garçom passa com a bandeja. Todos dizem que engorda, mas é difícil achar quem resista a essa tentação que faz parte da vida dos brasileiros.  Pois é, nossa receitinha é bem daquele jeitinho tradicional, aquela que amamos.
Vou colocar aqui a receita, igual como ensino nas aulas do curso  "Confeitaria para Empreendedores", que já realizei em várias cidades da Bahia.
Espero que gostem. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários. 


EMPADA
Ingredientes

Farinha de Trigo – 1 kg
Manteiga – 250 g
Banha – 250 g
Sal – 01 colher de chá
Água Gelada – 100 ml

Modo de Preparo

Misturar a farinha com o sal, colocar em uma bancada, fazer uma cavidade no centro e colocar a manteiga, banha e água gelada, trabalhar com as mãos até formar um creme, incorporar a farinha aos poucos. Trabalhar a massa até que fique lisa e homogênea.  Enrolar a massa com filme plástico, deixar na geladeira por no mínimo 20 minutos. Preencher as forminhas para empada sem untar com a massa, colocar o recheio tampar com um pouco da massa, pincelar com gema. Assar a 180º.
Dicas


  • Rechear a gosto: com frango, camarão, carne, bacalhau, peixe, etc.
  • Essa mesma massa pode ser usada para fazer quiche, empadão, bolinho de queijo, etc.
  • Quando fizer empadas de vários sabores, colocar uma marca na tampa: camarão - um pedaço da massa em forma de meia lua; frango - uma bolinha, etc.




RECHEIO DE FRANGO

Ingredientes

Peito de Frango cozido – 500g
Cebola picada – 01 unidade
Alho picado – 02 dentes
Óleo – 02 colheres de sopa
Sal – a gosto
Pimenta do reino branca
Salsinha
Cebolinha
Mostarda


Modo de Preparo

Desfiar o frango ou passar no processador. Levar uma panela ao fogo. Colocar o óleo, refogar o alho e a cebola. Acrescentar o frango, refogar bem. Temperar com sal, pimenta branca, salsinha, cebolinha, mostarda.  


Comentários

  1. Olá!!Tenho certeza que é maravilhosa..admiro muito a senhora.Será que a manteiga poderia ser substituída por óleo?

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, para quem tem intolerância a lactose ou não faz uso de leite, pode fazer a massa com 100% banha. Ou então substituir a manteiga por óleo, nesse caso acrescente 02 gemas. Sempre deixe a massa descansar na geladeira por no mínimo 20 minutos. Qualquer dúvida é só perguntar. bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você veio! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas