TOFU - Receita perfeita - Comida Japonesa presente no II Festival LEM Gastronomia

O II Festival LEM Gastronomia teve vários momentos de pura magia.
 O Festival  aconteceu de 01 a 04 de outubro, em Luis Eduardo Magalhães - Oeste da Bahia, com o tema "Encontro das Cozinhas Brasileiras", mostrou na prática o que estamos falando há algum tempo, quem em LEM encontramos representação da cozinha de várias partes do Brasil, tem um pouco da cozinha de cada povo que se juntou para criar a cidade mais jovem da Bahia.  E o mais bacana é que dentro dessa diversidade, dessa pluralidade de culturas, encontramos uma harmonia, todas essas culturas são respeitadas e convivem com harmonia e respeito, uma colaborando com a outra.
Foi assim que esse ano tivemos a participação da Associação Nipo Brasileira (ANIBRA-LEM)
com o engenheiro florestal Ricardo Atarassi realizando uma aula de preparação de Tofu, com todo seu carisma Ricardo encantou o público mostrando o passo-a-passo de como fazer um bom Tofu .
A parceria com a  Anibra-Lem resultou em uma aula onde também foi mostrada a cultura japonesa, sua organização, vários associados e crianças foram vestidos a caráter, o espaço da Oficina decorado com temática japonesa.  Enfim a Anibra-Lem deu um show a parte durante o Festival.
Nossa gratidão ao presidente da Anibra-Lem, o querido Fernando Murata, que trouxe para o Festival muita alegria e lições de organização e comprometimento.
Mas agora vem a parte melhor:  estamos disponibilizando aqui a receita do Tofu feito por Ricardo Atarassi,  todos correndo para a cozinha para testar seus dons de cozinheiro.















TOFU (Receita de Ricardo Atarassi)
Ingredientes:
1 xícara (chá) grãos de soja escolhidos e sem lavar (±200g)
1 colher de sulfato de magnésio(sal amargo)
Modo de preparo:

• deixar os grãos de molho em ½ litro de água fria de um dia para o outro (12 a 16 h);
• escorrer os grãos e colocar no copo do liquidificador;
• aquecer 1 ½ litro de água a 90
oC, adicionar aos grãos e triturar por cerca de 3 minutos em velocidade média-alta;  
• quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e espremer bem a massa através do pano, com o auxílio das mãos (o líquido filtrado é o extrato e a massa restante, o resíduo);
• levar o extrato ao fogo até fervura;
• transferir o extrato (1,2-1,4L) para um recipiente grande de plástico;
• à parte, dissolver 1 colher (chá) de sulfato de magnésio (“sal amargo”) em um pouquinho de água morna;
• misturar a solução de sal amargo com o extrato, com delicadeza, deixando coagular por cerca de 30 minutos;
• com auxílio de uma escumadeira, transferir o coágulo para uma forma própria para queijo, forrada com tecido de nylon fino;
• cobrir com uma tampa perfurada e prensar a forma com pesos distribuídos uniformemente sobre a tampa, durante 10-30 minutos, dependendo da textura desejada (quanto mais soro sai, mais firme o produto);
 
• colocar a forma de tofu dentro de um recipiente, imersa em água gelada e deixar por pelo menos 10 minutos na geladeira antes de desenformar;
• retirar da forma, removendo o tecido de nylon e transferir o tofu para um recipiente tampado, contendo água gelada;
• manter o tofu em geladeira (2-4
oC), trocando diariamente a água.
Observações:  1) no copo do liquidificador doméstico, é melhor dividir os grãos e a água pela metade e bater em duas porções, juntando-as ao final; 2) o resíduo pode ser acondicionado em sacos plásticos e armazenado em “freezer” para posterior utilização em outras receitas; 3) o “sal amargo” é normalmente vendido em drogarias, farmácias de manipulação ou lojas de produtos químicos; 4) seguindo o procedimento descrito, o tofu se conserva inalterado por cerca de 5 dias.
Rendimento: 1 tofu com aproximadamente 400g.



Comentários

Postagens mais visitadas