Quiçare - Um Inhame muito especial


O "quiçare" é um tipo de inhame bem especial, ele é amarelinho depois de descascado.
Perdão gente: não tirei a foto dele descascado e cozido,  mas prometo que tiro uma depois e posto aqui.


O "quiçare" é bastante consumido na região da Costa do Dendê - Ba.
Esse da foto eu comprei na lojinha de hortifruti da d. Permínia, bem no centro histórico da cidade de Valença. D. Permínia é uma figura bem interessante, vale a pena conhecer, entende tudo das frutas, hortaliças, raizes, enfim ela entente  de tudo que é produto agrícola da Região. 
O "quiçare" ela vende a $2,00 o quilo, esse da foto pesou 4 k.
,

Em Valença o "quiçare" é consumido no café da manhã e no jantar. Depois de descascado, ele é cozido em água e sal. Tem uma textura ótima, meu filho Vicente chegou a conclusão que o "quiçare" tem um sabor levemente parecido com o amendoim cozido.
Mas a forma mais apreciada de comer o "quiçare" é na forma de farofa doce, minha mãe fazia muito essa farofinha, era um lanche delicioso nas minhas tardes de criança em Nazaré das Farinhas.


O Cuscuz de "quiçare" também é uma delícia. Amo comer esse cuscuz bem molhadinho com leite de coco adoçado.
E nem preciso lembrar a vocês como inhame faz bem a nossa saúde.
Então vamos comer inhame meu povo!
E que viva o QUIÇARE!!!!


A receita da farofa de "quiçare", é bem simples, basta descascar e cozinhar em água e sal. Lembrando que a textura do "quiçare" é diferente da textura do "inhame branco".  Depois de cozido é só escorrer e esperar esfriar.  Depois de frio, ralar o "quiçare" acrescentar coco seco ralado na hora e açúcar a gosto, misturar bem com um garfo. Fica uma farofinha solta e deliciosa.
Para fazer o cuscuz o processo é o mesmo, depois de tudo misturado, forrar uma cuscuzeira  com um pano de prato bem limpinho e colocar a farofa, sem apertar. Levar ao fogo, depois que começar a sair o vapor, deixe mais um tempo no fogo, cerca de três a cinco minutos, e está pronto. Aí é só desenformar em um prato e servir com leite de coco adoçado.
Delícias da minha Bahia!!!!!!

Qual será a próxima novidade que iremos trazer das nossas andanças pela Bahia??????

Comentários

  1. Oi Rosa!
    Parabens pelo seu blog e também pelo seu trabalho geralmente!
    Tudo parece delicioso!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.
    Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa eu sou de valença e conheço muito bem esta raiz eu quando era pequeno comia muito bolo de quiçar feita por uma mulher que ja morreu e morava em cairu gostaria de saber se você conhece a receita.

    ResponderExcluir
  3. Quando era crianca minha mae fazia esse cuscus.so que na minha regiao .que era interior de sto antonio de jesus . Conheciamos como cucscus de inhame de espinho. Hoje muitosanos depois aqui em salvador.um vizinho conversando comigo me falou de um cuscus da regiao de valenca chamado quicare.procurei na internet.qual minha surpresa ..era o mesmo cuscus que minha mae fazia.estou feliz pois vou voltar as origens de. Crianca e vou ver se consigo a raiz para comer aquele cuscus dos deuses.

    ResponderExcluir
  4. Quando era crianca minha mae fazia esse cuscus.so que na minha regiao .que era interior de sto antonio de jesus . Conheciamos como cucscus de inhame de espinho. Hoje muitosanos depois aqui em salvador.um vizinho conversando comigo me falou de um cuscus da regiao de valenca chamado quicare.procurei na internet.qual minha surpresa ..era o mesmo cuscus que minha mae fazia.estou feliz pois vou voltar as origens de. Crianca e vou ver se consigo a raiz para comer aquele cuscus dos deuses.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde pessoal onde encontrar aqui em São Paulo

    ResponderExcluir
  6. delicioso só quem é da região sabe o sabor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você veio! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas